sábado, 14 de dezembro de 2013

Operário morre na obra da Arena da Amazônia, estádio de Manaus para a Copa


Um operário morreu após sofrer uma queda de 35 metros, neste sábado, na obra da Arena da Amazônia de Manaus, estádio que receberá quatro partidas da Copa do Mundo do Brasil-2014.

A tragédia acontece apenas duas semanas após outro acidente tirar a vida dois operários na obra do 'Itaquerão', de São Paulo, que receberá a partida de abertura da Copa, no dia 12 de junho.

Este foi o segundo acidente fatal ocorrido durante a construção do novo estádio da capital amazonense. Em maio deste ano, outro operário perdeu a vida após sofrer uma queda de cinco metros.

A vítima deste sábado, Marcleudo de Melo Ferreira, de 22 anos, morreu na manhã deste sábado, quando caiu do teto do estádio.

Poucas horas depois, a assessoria de imprensa Secretaria da Região Metropolitana de Manaus informou a morte de mais um operário, José Antônio do Nascimento, de 49 anos que sofreu um infarto quando trabalhava nos serviços de limpeza e terraplanagem para o asfaltamento no entorno do Centro de Convenções da Amazônia, situado ao lado do estádio.

Um relatório divulgado em janeiro tinha considerado insatisfatórias as condições de segurança, em meio a denúncias de que os operários não trabalhavam com o equipamento de segurança adequado. A construtora Andrade Gutierrez, responsável pela obra, informou que iniciará em breve uma investigação para apurar as causas do acidente.

"Reiteramos o compromisso assumido com a segurança de todos os funcionários e que uma investigação interna está sendo feita para apurar as causas do acidente. As medidas legais estão sendo tomadas em conjunto com os órgãos competentes", declarou a empresa em um comunicado no qual disse "lamentar profundamente o acidente".

Um porta-voz da construtora informou que o operário era de uma empresa terceirizada para realizar as obras da cobertura do estádio.

A Fifa também reagiu, depois do quarto acidente fatal desde o início da construção dos 12 estádios da Copa. "Queremos enviar os nosso sinceros pêsames à família, conhecidos e amigos" disse a entidade em nota enviada à imprensa.

Em 27 de novembro em São Paulo, houve duas vítimas quando um guindaste que erguia uma parte do teto do Itaquerão desmoronou.

A primeira tragédia ocorreu em junho de 2012 no estádio Mané Garrincha de Brasília, quando um operário morreu após sofrer uma queda de 30 metros.

As obras da Arena da Amazônia começaram em novembro de 2010. Na última terça-feira, as autoridades locais tinham informado que o estádio ficaria pronto em 20 de dezembro, com inauguração marcada para janeiro de 2014.

Entre a data de entrega dos estádios e a Copa do Mundo, a Fifa egige a realização de pelo menos dois eventos-testes para verificar se tudo funciona corretamente.

A Arena da Amazônia é uma das obras mais polêmicas do Mundial, já que especula-se que o estádio tem grandes chances de se transformar num 'elefante branco' depois da competição por falta de times locais na elite do futebol brasileiro.

Houve inclusive rumores de que a instalação poderia ser transformada em presídio no futuro. (AFP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário