sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Cinema brasileiro bateu recordes em 2013, 'Minha Mãe é uma Peça' lidera


Com a produção recorde de 120 novos filmes neste ano, o cinema brasileiro superou as marcas anteriores de lançamentos, público e renda, segundo um balanço preliminar divulgado nesta sexta-feira (20) pela Agência Nacional do Cinema (Ancine).

Os 120 lançamentos em um único ano constituem algo inédito para o cinema nacional, que desde 1986 não registrava mais de 100 novas produções por ano, segundo o órgão.

Os filmes nacionais, além disso, atraíram para salas de exibição até agora 25,3 milhões de espectadores, que geraram uma renda histórica de cerca de R$ 270 milhões.

A Ancine calcula que o número de espectadores de filmes brasileiros deve chegar a um recorde de 27,5 milhões no final do ano, acima dos 25,5 milhões registrados em 2010, até agora o ano mais rentável do cinema nacional.

Segundo a agência, enquanto os números generosos de 2010 podem ser atribuídos principalmente ao filme Tropa de Elite 2, que atraiu 11 milhões de espectadores, em 2013 a grande demanda do público se dividiu principalmente entre nove filmes, cada uma com mais de 1 milhão de espectadores. Outros 21 filmes venderam pelo menos 100 mil ingressos nas bilheterias, cada um.

A participação das produções nacionais no mercado subiu de 10,62% em 2012 até 18,3% em 2013, apesar da forte concorrência de vários sucessos comerciais estrangeiros.

De acordo com o órgão, os quatro filmes brasileiros de maior bilheteria neste ano foram as comédias Minha Mãe é uma Peça: O Filme, de André Pellenz (4,6 milhões de pagantes), De Pernas pro Ar 2, de Roberto Santucci (4,2 milhões), Meu Passado me Condena: O Filme, de Julia Rezende (2,9 milhões), e Vai que dá Certo, de Maurício Farias (2,7 milhões).

Também alcançaram importantes bilheterias Somos Tão Jovens, de Antonio Carlos da Fontoura (1,7 milhão), Crô: o Filme, de Bruno Barreto, Faroeste Caboclo, de René Sampaio, O Concurso, de Pedro Vasconcelos, e Mato sem Cachorro, de Pedro Amorim.

Os resultados podem ser ainda melhores no ano que vem, já que, segundo o regulador, há uma grande quantidade de produções em fase final de edição e pelo menos 136 filmes brasileiros serão lançados em 2014. (EFE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário