quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Molho de tomate espanhol pode prevenir AVC e parada cardíaca, diz estudo

Molho de tomate espanhol pode prevenir AVC e parada cardíaca, diz estudo
Foto: Getty Images

Pesquisa da Universidade de Barcelona, na Espanha, informa que o molho de tomate espanhol sofrito, base de vários pratos como a paella, pode prevenir casos de acidente vascular cerebral (AVC) e parada cardíaca. O fato de a iguaria ter o potencial é que, além do tomate, contém ainda cebola, azeite de oliva, farinha de milho e, ocasionalmente, alho, o que totaliza até 40 agentes antioxidantes que protegem o coração contra o estresse oxidativo. 

Para chegar à conclusão, os cientistas avaliaram vários molhos disponíveis nos supermercados. A pesquisa também informou que consumir o molho traz mais benefícios que os ingredientes em separado. “Em primeiro lugar, há um efeito sinérgico entre os ingredientes, que se traduz em um maior número de polifenóis totais. Em segundo lugar, o molho contém mais polifenois do que suco de tomate ou tomate, porque o alho, azeite e cebola também fornecem polifenóis", disse a pesquisadora Anna Vallverdz Queralt. 

Os polifenois são antioxidantes que protegem membranas celulares e o DNA e evitam algumas mutações no organismo que causam câncer. Informações do Daily Mail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário