domingo, 15 de dezembro de 2013
Por que as mulheres são viciadas em chocolate?
O chocolate é um dos alimentos mais desejados por todos, mas há de se convir que as mulheres tem uma queda especial por esse tipo de alimento, por isso, nesse artigo, nos prestaremos a esclarecer alguns dos porquês relacionado a essa vertente.
Por que as mulheres são viciadas em chocolate?
Que toda mulher adora chocolate não há como negar, mas, o que esse simples alimento tem que o torna tão especial para elas? Psicólogos e psicanalistas acreditam que o real motivo para essa necessidade compulsiva feminina seja a TPM (Tensão Pré-menstrual), pois, nessa fase, as mulheres tendem a sofrer com a alteração dos hormônios em consequência ao curso natural do ciclo menstrual.
No período da TPM o humor feminino fica oscilando, é comum que algumas mulheres fiquem depressivas e ansiosas, o chocolate, por sua vez, acaba proporcionando o aumento da endorfina, que é o hormônio responsável pela sensação de prazer, o que em tese justifica o fato dele ser o queridinho das mulheres.
Outro ponto que vale ser observado em relação ao consumo de chocolate é que além da sensação de bem estar e prazer que ele proporciona, pode também fazer com que a serotonina estimule o cérebro, causando a vontade de sempre querer mais um pedaço, levando, inclusive, em alguns casos, ao vício.
Apesar de o consumo exagerado do alimento poder trazer alguns efeitos colaterais, o fato é que se consumido de maneira equilibrada, o chocolate pode trazer alguns benefícios ímpares, conforme mostraremos na sequência.
Veja os benefícios que o chocolate pode proporcionar
Combate ao câncer de intestino
De acordo com pesquisadores de uma importante universidade dos Estados Unidos, que tiveram como base uma pesquisa divulgada em 2008, o chocolate pode combater o câncer de intestino, isso porque, no cacau, existe uma molécula chamada procianidinas que em contato com o organismo é capaz de agir de maneira antioxidante, podendo assim proteger a célula degenerativas do tumor.
Proporciona bem estar
Ao se deliciar com uma porção de chocolate o corpo aumenta a produção de endorfina e dopamina substancia capaz de proporcionar o relaxamento do corpo.
Melhora o fluxo arterial
O consumo de chocolate amargo faz com que coagulação da plaquetas e obstrução dos vasos sanguíneos sejam reduzidas, proporcionando assim uma melhora no fluxo da artéria.
Benefícios para o coração
Cientistas de uma importante universidade da Suécia em estudos realizados, descobriram que o chocolate amargo pode trazer benefícios ao coração, graças às substancias catequinas, procianidinas e antioxidantes encontradas nesse tipo de chocolate. Essas sustâncias inibem uma enzima no organismo capaz de aumentar a pressão arterial.
Reduz danos cerebrais
Um estudo feito na Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos constatou que a substância epicatequina composta no chocolate amargo pode proteger as células nervosas, podendo reduzir os danos cerebrais causado por um AVC. Foram realizados testes em ratos de laboratórios com resultado satisfatório, entretanto, ainda não foi realizado nenhum teste em humanos, pelo que, não se pode confirmar de maneira oficial tais resultados em pessoas.
Gravidez
O consumo de chocolate amargo durante a gestação pode livrar a mulher de uma pré-eclâmpsia, que é a a hipertensão na gestação. O indicado é que gestante consuma chocolate no mínimo cinco vezes por semana, isso, em tese, pode reduzir em até 40% os riscos. Os benefícios são observados graças à substância chamada teobromina contida no chocolate amargo e meio-amargo.
Pós ataque cardíaco
Indivíduos que sofreram ataque cardíaco devem consumir chocolate amargo para poder evitar problemas do coração. De acordo com testes realizado na Suécia o consumo de chocolate duas vezes por semana podem reduzir em até 66% os risco de morte por doenças do coração, além disso, o chocolate contém antioxidante capaz de proteger contra o envelhecimento precoce causado pelos radicais livres.
Alivio da dor
Estudos realizados pela Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, dão a entender que consumir chocolate quando se está com dor pode causar um efeito de alivio tal qual observado diante do uso de um analgésico. Os teste foram realizados apenas com ratos de laboratórios até o momento, pelo que, não existem confirmações oficiais desse tipo de resultado em humanos.
Aliado da beleza
É mito que o chocolate provoca espinhas, essa delicia está presente em muitos cosméticos e tratamentos de beleza como ofurô, massagens, mascaras, cremes e escovas de cabelo, além de proporcionar uma ótima hidratação o chocolate ainda combate os radicais livres evitando oxidação das células.
Alivia o desgaste físico
Em pesquisas a Universidade do Texas, nos Estados Unidos concluiu que a mistura do leite com chocolate faz com que uma pessoa se recupere depois de praticar atividades físicas, isso porque a bebida é rica em carboidratos e proteínas. (ClickGrátis)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário